REGRAS DE JOGO

O Futebol possui 17 regras, todas estabelecidas pela International Board. A edição mais recente da regra data de Julho de 2008.

Regra 1: Campo de jogo

Campo de jogo

O campo de jogo é rectangular e seu comprimento lateral deve ser maior que o comprimento da linha de baliza.

Dimensões
  • Comprimento: entre 90 e 120 metros
  • Largura: entre 45 e 90 metros

Em partidas internacionais, as dimensões são:

  • Comprimento: entre 100 e 110 metros
  • Largura: entre 64 e 75 metros
Delimitações

O campo de jogo está delimitado por linhas. As duas linhas mais compridas são as linhas laterais, as duas mais curtas são as linhas de fundo. Estas linhas são de, no máximo, 25,5 metros. Uma linha média divide o campo em duas metades. Na metade desta linha está um ponto que define o centro do campo. Este ponto é centro de um círculo com raio de 9,15 metros.

Grande área

A área de Baliza é demarcada com duas linhas perpendiculares a linha de baliza, a 5,5 metros da parte interior de cada poste da baliza. Estas linhas adentrarão 5,5 metros no campo de jogo e se unirão por uma paralela a linha de baliza. A área delimitada por estas linhas é a grande área.

Área de grande penalidade

A área de grande penalidade será marcada com duas linhas perpendiculares a linha da baliza, a 16,5 m da parte interior de cada poste da baliza. Estas linhas têm 16,5 metros no campo de jogo e vao-se unir por uma linha paralela a linha da baliza. A área delimitada por estas linhas é a área de grande penalidade.

Em cada área de grande penalidade será marcado um penalty a 11 metros de distância do ponto médio entre os postes. No exterior de cada área de grande penalidade traça-se, um semicírculo de raio 9,15 metros.

Balizas

As balizas estão ao centro de cada linha de baliza. São compostas de dois postes verticais equidistantes da lateral e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão). A distância entre os postes é de 7,32 metros e a distância da borda inferior do travessão ao solo é de 2,44 metros.

Os postes e o travessão terão a mesma espessura, com o máximo de 12 centímetros. As linhas de baliza terão as mesmas dimensões do poste e travessão. Podem ser colocadas redes fixadas nas balizas e no solo atrás da baliza, desde que estejam presas de forma conveniente e não atrapalhem o guarda-redes.

Regra 2: Bola

A bola de jogo deve:
  • Ser esférica;
  • Ser de couro ou outro material adequado;
  • Com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm;
  • Com peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g, no começo da partida;
  • Com pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosfera (600 – 1100 g/cm2) ao nível do mar.

Regra 3: O número de jogadores

A partida será jogada por duas equipas formadas por no máximo 11 jogadores e no mínimo 7, dos quais um tem que ser o guarda-redes. A partida não pode ser iniciada se uma das equipas estiver com menos de sete jogadores e/ou sem o guarda-redes.

Em competições oficiais, o máximo de substituições num jogo é de três jogadores. Em outras partidas, há um limite de cinco substituições, sendo preciso que as duas equipas cheguem a um consenso prévio.

A substituição de jogadores só ocorre com a autorização do árbitro. O jogador substituto só pode entrar em campo quando o substituído já tiver saído. Se a substituição ocorrer de forma irregular, o árbitro deverá paralisar a partida, ordenar a saída do jogador que entrou irregularmente e reiniciar o jogo com um livre indirecto.

Regra 4: O equipamento dos jogadores

Os jogadores não podem utilizar nenhum objecto que seja perigoso para eles mesmos ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias). O uniforme completo consiste de:

  • Camisola de Mangas Curtas ou compridas
  • Calções
  • Meias Compridas
  • Caneleiras
  • Chuteiras

A(s) cor(es) das camisas das duas equipas devem ser diferentes, para não confundir o público e nem a arbitragem. Com o mesmo objetivo, os guarda-redes também devem usar camisolas com cor(es) diferente(s) tanto dos seus colegas de equipa quanto dos jogadores da outra equipa.

Obs.: a cor da camisa do quarteto de arbitragem deve ser diferente das cores das camisas de ambas as equipas.

Regra 5: O árbitro

Cada partida será controlada por um árbitro, que terá a autoridade total para se fazer cumprir as regras de jogo na partida para a qual tenha sido designado.

O árbitro controlará a partida em cooperação com os bandeiras. Interromperá, suspenderá ou finalizará a partida quando julgar oportuno, no caso de que se cometam infrações às regras de jogo.

As decisões do árbitro sobre fatos em relação com o jogo são definitivas. O árbitro poderá mudar sua decisão unicamente se perceber que sua decisão é incorrecta ou, se o julgar necessário conforme indicação de outro membro do quarteto de arbitragem, sempre que ainda não tenha reiniciado a partida.

Regra 6: Os árbitros assistentes

Deveres Serão designados dois árbitros assistentes que terão, sempre submetido à decisão do árbitro o dever de indicar: - quando a bola sair completamente do campo de jogo - a que equipa pertence o arremesso lateral ou é canto ou pontapé de baliza - quando deverá ser punido um jogador por estar em posição de impedimento - quando for solicitada uma substituição - quando ocorrer uma infracção ou um incidente fora do campo visual do árbitro - quando forem cometidas infracções que possam ver melhor que o árbitro (isso inclui em certas circunstâncias, infracções cometidas dentro da área de penalty) - quando, nos penaltys, o guarda-redes se adiantar além da linha de meta antes de a bola ser chutada e se a bola ultrapassar a linha de baliza.

Assistência Os árbitros assistentes também ajudarão o árbitro a dirigir o jogo conforme as Regras. Particularmente, poderão entrar no campo de jogo para ajudar a controlara distância de 9,15m. Em caso de intervenção indevida ou conduta inapropriada de um árbitro assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um relatório às autoridades competentes

Regra 7: Duração da partida

A partida deve durar 90 minutos, divididos em dois tempos de 45, com um intervalo de no máximo 15 minutos. O tempo gasto com cobranças de faltas ou de pênaltis, substituições, atendimentos médicos ou qualquer outro evento, deve ser reposto ao final de cada tempo, através dos acréscimos.

Regra 8: O início e o reinício do jogo

Um pontapé inicial deverá ser dado sempre que tiver havido um golo ou alguma parte do jogo for começar (primeiro tempo, segundo tempo ou prolongamento). No momento do pontapé inicial, os jogadores da equipa adversária devem estar fora do círculo central; dentro dele, os únicos jogadores que devem estar são dois: o que rola a bola para a frente e o que dá o segundo toque, pondo a bola em jogo ; sendo que o que rola a bola não pode tocar nela de novo antes que seu colega, a reponha em jogo.

Em alguns casos (quando a partida é paralisada por qualquer razão não mencionada nas regras), o juiz deverá reiniciar a partida com "bola ao chão", ou seja, deverá, na presença de um jogador de cada equipa, soltar a bola ao chão, sem que haja vantagem para alguma equipa em relação à posse da bola.

Regra 9: A bola em jogo e fora de jogo

A bola está fora de jogo quando:

  • Tiver ultrapassado completamente uma das linhas que delimitam o campo, seja por terra ou pelo ar;
  • O jogo tiver sido interrompido pelo árbitro.

A bola está em jogo quando:

  • Bater na trave ou nas bandeiras de escanteio;
  • Bater no árbitro ou nos assistentes.

Regra 10: O golo

Um golo só ocorre quando a bola ultrapassa totalmente a linha entre as traves. A equipa que marcar mais golos é declarado vencedor da partida. Se uma equipa marcar a mesma quantidade de golos que o outro, ou se nenhum das duas equipas marcar golo, a partida é declarada empatada. Em casos de decisão de vaga (torneios eliminatórios), se as duas equipas marcarem o mesmo número de golos na soma dos resultados dos jogos de ida-e-volta, a vaga só pode ser decidida por uma das seguintes formas:

  • Golos marcados "fora de casa";
  • Tempo-extra (prolongamento);
  • Disputa de pénaltys.

Regra 11: Fora de Jogo

O fora-de-jogo é uma das maiores polêmicas do futebol.

O impedimento ocorre quando um jogador da equipa que está atacando tem, entre ele e a linha de fundo, menos de dois jogadores da equipe adversária. Não há impedimento:

  • Quando o jogador em posição irregular estiver em sua própria metade do campo;
  • Em cobranças de lateral;
  • Em cobranças de cantos;
  • Quando a bola é lançada por um jogador da equipa adversária;
  • Quando o jogador "irregular" está atrás da linha de fundo ou além das linhas limítrofes laterais, portanto, fora da área de jogo;
  • Quando o jogador está atrás da linha da bola;
  • Quando o jogador está na mesma linha do segundo jogador adversário mais próximo da linha de fundo;
  • Quando o jogador "irregular" não interfere na jogada - "impedimento passivo".

Regra 12: Faltas e conduta irregular

Falta
Cartão Vermelho e Amarelo

A falta é uma situação onde um jogador agride outro de uma equipa adversária, e que poderá ou não ser aceita pelo árbitro, que decide se realmente aconteceu.As opções do árbitro são as seguintes:

Livre directo

Quando um jogador desferir um "carrinho" (golpe rasteiro em que o agressor desliza pelo gramado, com a intenção de chutar a bola ou a perna de apoio do jogador que está com a posse da bola), ou aplicar um empurrão, um soco, um pontapé ou qualquer outro tipo de agressão, se o árbitro achar que o jogador teve a intenção de magoar o adversário.

Pénalty

Será marcado toda vez que a falta ocorrer dentro da grande área.

Livre indirecto

É marcado sempre que um jogador assume uma conduta anti-desportiva, como impedir o progresso do adversário, segurar a bola com as mãos por mais de seis segundos (no caso do goleiro), entre outros.

Sanções disciplinares

Um jogador será punido com cartão amarelo se agredir um jogador da equipa adversária, discutir com algum membro da outra equipa ou com o árbitro. Se o mesmo jogador levar dois cartões amarelos na mesma partida, automaticamente leva um vermelho e é expulso do jogo; mas, se o árbitro achar necessário, pode aplicar um único cartão vermelho, em vez do segundo amarelo ou, até mesmo, sem que nenhum cartão amarelo tenha sido aplicado.

Regra 13: Livre Directo

Pontapé livre directo

Regulamenta os livres directos e indirectos. O livre directo ocorre quando o jogador é autorizado a chutar para qualquer direção sem a ajuda de outro jogador. No caso do livre indirecto, é necessário que outro jogador "role" a bola para que esta seja chutada para qualquer direção. Nos dois casos, a bola deve estar parada para que o juiz autorize a cobrança, os jogadores adversários devem estar a, no mínimo, 9,15m da bola e a cobrança deve ser feita no local onde a infração ocorreu.

Regra 14: O pénalty

Pénalty

Um pênalti é assinalado quando ocorre uma infracção dentro da área de grande penalidade (grande área). No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a sua marca, localizada a 9,15m do gol, o guarda-redes deve estar sobre ou atrás da linha de baliza, e todos os jogadores devem estar fora da área e a, no mínimo, 9,15m da bola (essa distância é delimitada pela linha de grande penalidade e pela "meia-lua", que na verdade é a parte fora da área de um círculo com 9,15m de raio e centro na marca do penalty). O penalty pode ser cobrado com livre directo ou indirecto, embora o mais usual seja a cobrança com livre directo. Existe uma finta que dificulta ainda mais a defesa do guarda-redes adversário (a "paradinha"), que pode ser considerada pelo árbitro como falta punível com cartão amarelo.

Regra 15: O lançamento lateral

Lançamento lateral

O arremesso lateral deve ser executado com as mãos, sempre repondo a bola em jogo quando esta sair por uma das linhas laterais. Um golo não pode ser marcado directo de um arremesso lateral. No momento do arremesso, o jogador deve estar de frente para o campo, com um pé sobre a linha lateral e segurando a bola com as duas mãos e acima da cabeça.

Regra 16: O pontapé de baliza

Pontapé de Baliza

O pontapé de baliza é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um golo tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.

A bola deve ser colocada em qualquer lugar dentro da pequena área defensiva. Todos os jogadores adversários têm que se encontrar fora da grande área até que a bola esteja em jogo. A bola entra em jogo no momento em que é chutada.

Um golo pode ser marcado directamente a partir de um pontapé de Baliza, mas apenas contra o lado do adversário (ou seja, um golo contra não pode ser marcado).

Regra 17: O Pontapé de Canto

Jogador cobrando um Pontapé de Canto.

O pontapé de canto é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipa atacante quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um golo tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador defensivo adversário.

No momento da cobrança, a bola deve estar parada sobre a marca de canto, a bandeira não pode se mover e os adversários devem estar a, pelo menos, 9,15m. O jogador que executou a cobrança não pode tocar na bola uma segunda vez sem que outro jogador tenha tocado nela.